Instalação de painéis fotovoltaicos. Conhece os principais cuidados a ter?

Como é do conhecimento geral, Portugal é um dos principais países europeus que goza do maior potencial de aproveitamento de energia solar.

Mas, para tirar disso partido é importante também que os painéis fotovoltaicos sejam colocados no ângulo correto para o máximo aproveitamento da luz natural. E não só, como a seguir destacamos:

  • O instalador deve considerar outros fatores como, por exemplo, o peso dos painéis que serão colocados no telhado, bem como se o espaço é realmente adequado.

 

  • Deve, igualmente, em função do cliente (caso seja um particular), identificar quantos eletrodomésticos possuem e com que frequência são utilizados. Ou seja, calcular a quantidade de placas fotovoltaicas necessárias, bem como uma estimativa de retorno.

 

  • É fundamental também não esquecer a homologação do projeto realizado.

 

  • Relativamente à manutenção dos painéis fotovoltaicos, mesmo tendo presente que, em média, têm uma longevidade de 25 anos, importa reter que:

– Os painéis precisam de ser limpos. O ideal será duas vezes por ano, retirando, principalmente, pó, galhos e folhas;

– Ter em atenção que após chuvas fortes de granito e/ou outros impactos poderão danificar a tecnologia. Será importante prestar atenção aos painéis sempre que ocorrerem estas circunstâncias.

– A limpeza poderá ser realizada pelos próprios proprietários ou através da contratação de profissionais especializados. No entanto, caso ocorra um impacto externo, o mais adequado será sempre recorrer a um profissional habilitado para análise dos painéis.

– A parte elétrica é outro aspeto muito importante a ter em conta. Será necessário acompanhar o desempenho do sistema, em média duas vezes por ano, recorrendo aos serviços da empresa responsável pela instalação.